BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

BEM VINDO!

"O passado está além de qualquer mudança;



O presente está escorregando de nossas mãos;



mas o futuro é nosso, para moldá-lo ao nosso deseja.



Eis como faço novas todas as coisas."







Max Freedom Long







ALOHA!



segunda-feira, 27 de julho de 2009

A regra de ouro

"Regra de Ouro "

Creio na Regra de Ouro como base de toda a conduta humana; assim sendo, nunca farei aos outros aquilo que não desejaria que me fizessem.

Serei honesto, mesmo nos mínimos detalhes, em todas as minhas transações com os outros, não só porque é meu desejo ser justo para com todos, como também porque desejo imprimir no meu subconsciente a idéia de honestidade e, assim, fixar no meu caráter essa qualidade essencial.

Perdoarei os que forem injustos para comigo, sem olhar se merecem ou não o meu perdão, porque compreendo a lei por meio da qual o perdão concedido reforma meu caráter e elimina os efeitos das minhas transgressões, no meu subconsciente.

Serei sempre justo, generoso e sincero para com os outros, mesmo quando souber que meus atos passarão despercebidos e sem qualquer recompensa, de acordo com o que se entende por recompensa, porque compreendo e pretendo aplicar a lei por meio da qual o caráter de alguém é apenas a soma total das suas ações.

Seja qual for o tempo que eu possa empregar em descobrir e expor as fraquezas e defeitos dos outros, empregarei com mais proveito descobrindo e corrigindo os meus próprios defeitos.

Não falarei mal de ninguém, por mais razões que tenha para isto, porque desejo fixar no meu subconsciente apenas as ações construtivas.

Reconheço o poder do pensamento como sendo um canal que conduz ao meu cérebro, partindo do oceano universal da vida; assim sendo, não deixarei que pensamentos destrutivos flutuem neste oceano, para evitar que contaminem os outros espíritos.

Dominarei a tendência humana para o ódio, a inveja, o egoísmo, o ciúme, a malícia, o pessimismo, a dúvida, o medo, pois creio que são estas as sementes que dão ao mundo a maior colheita de tribulações.

Quando a minha mente não estiver ocupada com pensamentos que tendem para a realização do meu objetivo principal definido na vida, procurarei conservá-la cheia de pensamentos corajosos, de confiança em mim mesmo, boa vontade para com os outros, de fé, bondade, lealdade, amor pela verdade e pela justiça, pois acredito que estas são as sementes que produzem a colheita do progresso.

Compreendo que uma mera crença passiva na realidade da filosofia da Regra de Ouro não tem valor algum, quer para mim, quer para os outros. Assim sendo, ativamente porei em ação esta regra universal, em todas as minhas transações com os outros.

Compreendo a lei por meio de cuja operação se desenvolve o meu caráter, através dos meus atos e pensamentos, por isso evitarei com cuidado tudo o que interferir com este desenvolvimento.

Compreendendo que toda a felicidade duradoura é conseguida apenas por meio do auxílio que prestamos aos nossos semelhantes; que nenhum ato de bondade fica sem a sua recompensa, mesmo que esta não seja dada de um modo direto e imediato.Tudo farei para auxiliar os outros onde e quando se apresentarem as oportunidades.

VEREDICTO: Que definição se pode dar de moral? A moral é a regra de bem proceder, isto é, de distinguir o bem e o mal. Funda-se na observância da Lei de Deus. O homem procede bem quando tudo faz pelo bem de todos, porque então cumpre a lei de Deus. (“O Livro dos Espíritos”, questão 629)."




Não tome os dizeres acima como uma oração, nem como um código de conduta, nem como leis absolutas, apenas medite sobre isso, veja aonde vcê se encaixa nisso tudo, e tente encontrar em que ponto você pode se tornar uma pessoa melhor.

Pense nisso!!!

Aloha!!!

2 comentários:

Unknown disse...

A regra de Ouro significa, substancialmente, fazer aos outros apenas aquilo que desejaríamos que os outros nos fizessem, se estivessem em nossa situação.

Mas, qual o REAL motivo para tão bondosa consideração com os outros?

Todo ser humano possui o poder do "Livre Arbítrio".
É um direito nosso tratar injustamente os nossos semelhantes, mas se conhecermos a lei em que se baseia a Regra de Ouro, saberemos que o "Feitiço vira contra o Feiticeiro".
Esta lei não se limita a fazer voltar contra nós as ações injustas que cometeremos para com os outros; vai mais longe, muito mais longe, e nos traz resultados de cada pensamento que formulamos.

Saulo Palma disse...

O universo é uma grande teia, quando movemos um grão de areia de seu lugar original estamos alterando a estrutura molecular do universo.

Sabe o porque da lei de causa e efeito?

Porque todos somos partes da grande teia e tudo e cada atitude nossa ou reforça ou altera essa teia.

Ela nunca se enfraquece como um todo, mas com atitudes egoistas ou impensadas, atitudes que não vemos todos os lados da questão e não nos colocarmos no lugar de todos os envolvidos, podemos alterar essa estrutura de forma que a nossa conexão com alguns pontos dessa teia se interrompe enfraquecendo a nossa posição nela, e é aí que nos prejudicamos!!

Somos os unicos culpados de todos os acontecimentos em nossa vida inclusive dos "acidentes", pois se enfraquecermos a teia eles ocorrerão.

Pense nisso!

Aloha!!!